O feriado de Carnaval está chegando, e com isso, muitas pessoas resolvem fazer viagens com o veículo. Mas, para isso, a manutenção preventiva tem que ser verificada.

Vai viajar no Carnaval? Verifique itens importantes no carro!

Segundo dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), em 2016 o número de veículos atendidos nas estradas do país ultrapassou os 2,3 milhões. Entre as principais causas estão panes mecânicas (+933 mil), panes elétricas (+80 mil), trocas de pneus (+222mil) e panes secas (+145 mil). O número de guinchamentos chegou a quase 942 mil.

Para você viajar tranquilo, sem medo de ter dor de cabeça nas rodovias, segue 5 itens importantes que devem ser verificados antes de fazer uma viagem:

O principal são os freios, que tem uma importante função no veículo. Deve ser checado e o fluído do mesmo deve ser trocado em média uma vez no ano. Os discos de freio e pastilhas devem ser revisados à cada 10.000 km. Se o veículo conta com o sistema ABS, verifique se os componentes estão funcionando perfeitamente.

Vai viajar no Carnaval? Verifique itens importantes no carro!

Viajar com o pneu desgastado jamais. O limite de segurança de um pneu é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado "careca" e o veículo pode ser apreendido. Alinhar e balancear os pneus também é um item de segurança básico e não se esqueça de conferir a calibragem.

Triângulo, macaco e chave de roda são os itens necessários. Não confira apenas se estão no carro, faça uma checagem de funcionamento: um triângulo com a haste de apoio quebrada não serve para nada;

Não se esqueça de conferir o nível da água para que a temperatura ideal do motor seja mantida. O reservatório de líquido de arrefecimento mostra o nível correto por meio de uma marcação, por isso, é importante verificá-la antes de viajar

As palhetas dos vidros dianteiros e traseiros são itens essenciais de segurança. Sempre verifique se as borrachas estão ressecadas e substituam quando necessário.

Sistema elétrico, faróis e lâmpadas também são itens indispensáveis de segurança. É importante fazer um check-up na bateria, no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro.

A manutenção não deve ser feita somente para viajar, na volta, o melhor a fazer é levar o veículo para outra verificação geral. Os filtros de ar, óleo, combustível e ar-condicionado podem ter acumulado impurezas. Se o carro tiver ido ao litoral, ou se trafegou de forma intensa em estradas de terra, faça uma limpeza cuidadosa da carroceria e cabine. Manter o veículo limpo facilita a identificação de eventuais vazamentos de óleo e outros fluídos.

Para realizar estes serviços, indicamos o Centro Automotivo Roda Mil, localizado no bairro do Tatuapé, em São Paulo. Para fazer uma revisão preventiva no seu veículo, deve agendar com pelo menos 24 horas de antecedência. O telefone para contato é (11) 2941-8141

Post a Comment