O presidente eleito dos EUA Donald Trump está ameaçando impor severos impostos a montadoras de automóveis que fabricam carros no México e os vendem nos EUA. A última vitima foi a Toyota, que foi alvo de uma manifestação do novo mandatário americano no Twitter, onde ameaçou impor impostos aos veículos da Toyota importados para os EUA a partir do México.

Trump ameaça montadora japonesa Toyota por fabricar Corolla no MéxicoA Toyota foi a última, mas Trump já ameaçou a GM por conta do Cruze Hatch, e a Ford cancelou a construção de uma fábrica de 1.6 bilhões no México depois de uma reclamação de Trump.

Em relação à Toyota, a fúria de Trump se volta contra os planos de uma nova fábrica da Toyota em Baja, no México, para construir carros Corolla para os EUA. Trump disse no Twitter: "DE JEITO NENHUM! Construa uma fábrica nos EUA ou pague um imposto de importação enorme".

Entretanto, em seu tweet, Trump parece confundir os planos da Toyota em construir uma fábrica de US $ 1 bilhão em Guanajuato, no México, com sua fábrica já existente em Baja, na região ocidental do México, fronteira com a Califórnia. A fábrica de Baja em Tijuana constrói o Toyota Tacoma, enquanto a planejada fábrica de Guanajuato no centro do México está programada para iniciar a produção do Corolla em 2019.

A Toyota anunciou planos para construir a fábrica de Guanajuato em abril. A unidade, que deverá empregar cerca de 2.000 pessoas, terá capacidade de produção de até 200.000 veículos por ano, ajudando a compensar a saída de linha do Corolla na fábrica da Toyota em Ontário (Canadá) que começará a construir o RAV4. A Toyota fabrica o Corolla também em Blue Springs, Missouri.

Se Donald Trump efetivamente aplicar impostos de importação para modelos fabricados no México, não serão afetadas apenas a Toyota, a GM e a Ford, mas praticamente todo o setor automotivo dos EUA. A Volkswagen produz no México o Jetta, o Golf e o Fusca vendidos nos EUA, e pretende produzir também a Nova Tiguan - um dos seus principais produtos.

A Audi acabou de abrir uma enorme fábrica no México, e já começou a produção do Audi Q5 por lá, para vendê-lo nos EUA. A Nissan tem enormes unidades no México, para vender nos EUA também.


A Toyota é um dos menores exportadores de veículos fabricados no México. Até Novembro, a Toyota tinha exportado cerca de 124.439 veículos do México para os EUA e Canadá - números modestos frente a Fiat Chrysler Automobiles (404.160 unidades), GM (495.790), a Nissan Motor (464.877) e a Ford (351.691). No total, as exportações do México para os EUA cresceram 37% em relação ao mesmo período do ano passado.


Trump ameaça montadora japonesa Toyota por fabricar Corolla no México

Entretanto, aplicar um imposto de importação pode não ser tão simples assim, já que o comércio entre México, EUA e Canadá é livre dentro do chamado NAFTA - North America Free Trade Area. Evidentemente qualquer acordo pode ser desfeito, especialmente para EUA - o país mais poderoso e rico do mundo, e para um presidente como Trump que terá maioria na Câmara e no Senado. 

Ocorre que as montadoras contam com lobistas poderosos e influentes junto ao Congresso, e já devem estar movendo suas peças, dado que investiram bilhões no México em fábricas bilionárias, e caso se imponha um imposto de importação, esses carros perderão competitividade nos EUA.


Trump ameaça montadora japonesa Toyota por fabricar Corolla no México

A Toyota comentou a ameaça de Trump com um comunicado onde informa que "faz parte do tecido cultural dos EUA há quase 60 anos". "Com o investimento direto de mais de US $ 21,9 bilhões nos EUA, 10 fábricas, 1.500 concessionárias e 136.000 funcionários, a Toyota espera colaborar com a administração Trump para servir os interesses dos consumidores e da indústria automotiva ".

Post a Comment