A FCA encerra o ano de 2016 como o maior grupo do setor automotivo brasileiro, segundo ranking publicado pelo jornal Valor Econômico em seu especial “Grandes Grupos” de dezembro. A holding aparece ainda na oitava colocação de todo o setor industrial e como o 21º maior grupo empresarial do país no ranking geral da publicação.
O principal jornal de economia e negócios do Brasil ainda destaca que a companhia manteve investimentos apesar da crise econômica, na contramão da maioria das indústrias. “Nossa estratégia é de manter a agenda de lançamento de novos produtos, a fim de estimular o consumidor e consolidar nossa posição quando o mercado se recuperar”, declarou o presidente da FCA para a América Latina, Stefan Ketter.
A FCA inaugurou uma moderna fábrica de motores do país, consolidou o Polo Automotivo Jeep em Pernambuco, lançou três veículos novos neste ano (Fiat Toro, Fiat Mobi e Jeep Compass, na foto abaixo) e já prometeu dois lançamentos para o ano que vem e mais novidades para 2018.
Com esta estratégia, o grupo se consolida na liderança de vendas do mercado automotivo brasileiro, com 18,3% do mercado, considerando as vendas das marcas que compõem a FCA: Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge e Ram. Essa característica multimarcas, com veículos que se complementam e frequentemente lideram suas categorias, assegurou a liderança do grupo, que emplacou 345 mil carros no ano até a primeira metade de dezembro, 17,5 mil a mais que o vice-líder. A Fiat é líder em três segmentos: picapes, hatches 1.0 e comerciais leves, enquanto a Jeep acelera para a liderança do segmento de SUVs.
Em um evento com jornalistas sobre o balanço do mercado, o diretor comercial da FCA, Sérgio Ferreira, se revelou ainda mais otimista para 2017, apostando no fim da crise e na retomada das vendas. De outubro para novembro, o mercado já apontou crescimento de 12% nas vendas.
O reconhecimento da FCA não ficou apenas nos números. Este foi um ano recorde em premiações, com 35 prêmios recebidos pela FCA, suas marcas e carros. Só o Fiat Toro recebeu 15 prêmios, nacionais e internacionais. A FCA como grupo recebeu cinco, com destaque para a Responsabilidade Socioambiental da companhia. Em outubro, a Fiat foi consagrada como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria “carros”, segundo a prestigiada pesquisa Top of Mind. Sem dúvida, a tecnologia, o design e as pessoas construíram um 2016 para ser lembrado na história da FCA.
Fiat Chrysler fecha 2016 como líder em vendas no Brasil
Fabio Mendes
Advogado (UnB) com especialização em Direito Tributário (IDP) e Engenharia de Computação (Poli/USP). Possui graduações em Ciência Política (UnB), Engenharia Civil (Mackenzie) e Engenharia Metalúrgica (incompleta - Poli/USP). Tem especializações em Administração Pública e Direito Tributário (ESAF)



Postar um comentário