A FCA encerra o ano de 2016 como o maior grupo do setor automotivo brasileiro, segundo ranking publicado pelo jornal Valor Econômico em seu especial “Grandes Grupos” de dezembro. A holding aparece ainda na oitava colocação de todo o setor industrial e como o 21º maior grupo empresarial do país no ranking geral da publicação.


O principal jornal de economia e negócios do Brasil ainda destaca que a companhia manteve investimentos apesar da crise econômica, na contramão da maioria das indústrias. “Nossa estratégia é de manter a agenda de lançamento de novos produtos, a fim de estimular o consumidor e consolidar nossa posição quando o mercado se recuperar”, declarou o presidente da FCA para a América Latina, Stefan Ketter.



A FCA inaugurou uma moderna fábrica de motores do país, consolidou o Polo Automotivo Jeep em Pernambuco, lançou três veículos novos neste ano (Fiat Toro, Fiat Mobi e Jeep Compass, na foto abaixo) e já prometeu dois lançamentos para o ano que vem e mais novidades para 2018.


Com esta estratégia, o grupo se consolida na liderança de vendas do mercado automotivo brasileiro, com 18,3% do mercado, considerando as vendas das marcas que compõem a FCA: Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge e Ram. Essa característica multimarcas, com veículos que se complementam e frequentemente lideram suas categorias, assegurou a liderança do grupo, que emplacou 345 mil carros no ano até a primeira metade de dezembro, 17,5 mil a mais que o vice-líder. A Fiat é líder em três segmentos: picapes, hatches 1.0 e comerciais leves, enquanto a Jeep acelera para a liderança do segmento de SUVs.


Em um evento com jornalistas sobre o balanço do mercado, o diretor comercial da FCA, Sérgio Ferreira, se revelou ainda mais otimista para 2017, apostando no fim da crise e na retomada das vendas. De outubro para novembro, o mercado já apontou crescimento de 12% nas vendas.


O reconhecimento da FCA não ficou apenas nos números. Este foi um ano recorde em premiações, com 35 prêmios recebidos pela FCA, suas marcas e carros. Só o Fiat Toro recebeu 15 prêmios, nacionais e internacionais. A FCA como grupo recebeu cinco, com destaque para a Responsabilidade Socioambiental da companhia. Em outubro, a Fiat foi consagrada como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria “carros”, segundo a prestigiada pesquisa Top of Mind. Sem dúvida, a tecnologia, o design e as pessoas construíram um 2016 para ser lembrado na história da FCA.

Post a Comment