Um design autoconfiante, detalhes exclusivos e esportividade refinada - a nova Classe S Coupé da Mercedes-Benz combina as proporções clássicas de um cupê esportivo com luxo e tecnologia modernos. Lançamento mundial, o modelo pode ser equipado opcionalmente com o revolucionário sistema de suspensão MAGIC BODY CONTROL com função de inclinação nas curvas. Outros destaques tecnológicos são o head-up display (projeção de informações no para-brisa, à altura dos olhos do motorista) e a disponibilidade do touch pad (superfície de toque) para introdução de comandos. Outro opcional são os faróis especiais, cada um com 47 cristais Swarovski, que criam uma aparência única e impactante.

Mercedes-Benz Classe S Coupé

"Tão exclusivo como pode ser - o máximo em esportividade estética", define Ola Källenius, vice-presidente de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz Automóveis. "O impressionante design do conceito Classe S Coupé, marcado pelas proporções clássicas e esportivas e por uma pureza de linhas foi transferido, virtualmente sem alterações, para a Classe S Coupé de série. O cupê sempre foi o destaque de nossa gama de modelos e é por isso que voltamos a ter um automóvel como este na Classe S".

"A apresentação mundial da função de inclinação ativa nas curvas demonstra as possibilidades oferecidas pelo sistema Mercedes-Benz Intelligent Drive", comenta o Prof. Dr. Thomas Weber, membro do conselho diretor da Daimler AG responsável pela Pesquisa Corporativa e Desenvolvimento da Mercedes-Benz Automóveis. "O veículo se inclina para o lado de dentro das curvas como uma motocicleta, reduzindo assim o efeito da aceleração lateral sobre seus ocupantes. Nas estradas sinuosas do interior, especialmente, isso proporciona maior prazer ao dirigir e um grande conforto para nossos clientes." A nova Classe S Coupé será apresentada mundialmente no Salão Internacional de Genebra, na Suíça, de 6 a 16 de março. O início das vendas na Europa está previsto para o segundo semestre deste ano. O veículo de duas portas é oferecido com um motor V8 biturbo de 4.663 cm³. O S 500 Coupé tem 335 kW (455 cv) de potência e seu torque atinge 700 Nm. A experiência de condução esportiva oferecida é reforçada significativamente pela emocionante sonoridade produzida pelo sistema de escapamento.

O MAGIC BODY CONTROL - a primeira "suspensão com olhos" estreou mundialmente na Classe S. Com a função de inclinação ativa nas curvas, o S Coupé apresenta mais uma novidade mundial para veículos produzidos em série: se inclina para o lado interno das curvas da mesma forma que um motociclista ou patinador. A aceleração lateral atuante sobre os ocupantes do veículo é reduzida de forma semelhante à que ocorre em curvas de grande inclinação e os passageiros ficam mais firmes nos bancos. Em estradas muito sinuosas, em especial, a nova função de inclinação nas curvas aumenta o prazer de conduzir e o conforto.

Como o sedã Classe S, o novo cupê é oferecido com numerosos sistemas de assistência que tornam o ato de dirigir ainda mais confortável e seguro. Os sistemas de direção inteligente incluem, entre outros, os freios PRE-SAFE com detecção de pedestres, o DISTRONIC PLUS, com assistente de direção (Steer Assist) e piloto automático ativo Stop & Go Pilot (que mantém a distância do carro que vai à frente), o BAS PLUS com assistência em cruzamentos, o Active Lane Keeping Assist (assistente de manutenção ativo de faixa de rolamento), Adaptive High-beam Assist Plus (assistente de farol alto adaptativo) e o Night View Assist Plus (assistente de visão noturna). O COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS (assistente de prevenção a colisões) traz uma função adicional ao assistente de frenagem adaptativo que oferece proteção a colisões a partir de sete quilômetros por hora. Se houver perigo de colisão e o motorista não reagir, o sistema realiza uma manobra de frenagem autônoma em velocidades até 105 km/h, diminuindo assim a gravidade do choque contra veículos mais lentos ou parados. O sistema também freia na presença de veículos parados em velocidades de até 50 km/h e pode evitar colisões traseiras em velocidades de até 40 km/h.

Como no sedã, o mecanismo de proteção preventiva dos ocupantes PRE-SAFE foi ampliado com a introdução do PRE-SAFE PLUS. O PRE-SAFE PLUS pode reconhecer a iminência de uma colisão traseira e avisar os carros que vêm atrás ativando as luzes de alerta traseiras em alta frequência. Se o perigo de colisão persistir, o sistema pode também aplicar com firmeza o freio de estacionamento, minimizando o risco de ferimentos devido ao efeito chicote, reduzindo o golpe para a frente causado pelo impacto.

Numerosos itens opcionais estão disponíveis para tornar o interior da Classe S Coupé excepcionalmente luxuoso e confortável. O pacote AIR BALANCE, por exemplo, que inclui componentes como aromatização e ionização do ar ambiente, é um deles, assim como o aquecimento elétrico do apoio de braços que faz parte do pacote Warmth Comfort. Se o veículo estiver equipado com o pacote opcional Seat Comfort, os bancos dianteiros contarão com a função de massagem ENERGIZING, baseada no princípio da massagem com pedras aquecidas.

Em cooperação com os especialistas em áudio de vanguarda Burmester, foram desenvolvidos dois sistemas de som de alta qualidade: o Burmester surround e o Burmester High-End 3D surround.

Design: pureza cativante

Expressão de luxo e modernidade - este foi o foco dos designers e é a filosofia de design da Mercedes-Benz. O objetivo é criar contornos definidos e superfícies suaves, que deixem clara a alta tecnologia e transpareçam apelo emocional. A sensualidade se reflete nos valores centrais do design - tradição, emoção e evolução. Essas são as estrelas-guia, realçadas de forma diferente em cada modelo. A Mercedes-Benz cria uma ponte de ligação entre a modernidade e a vanguarda, entre a tradição e o desenvolvimento. Cada série de modelos tem um papel e um caráter muito específicos, dependendo dos atributos em que o design é centrado. Ainda assim, um Mercedes-Benz é sempre reconhecido facilmente como tal. Graças à incorporação de novos desenvolvimentos estilísticos e ao interesse em manter viva a tradição, os designers recorrem a uma variedade de características típicas da marca.

Mercedes-Benz Classe S Coupé

"Nossa nova Classe S Coupé é um dos cupês mais encantadores de todos os tempos, representando uma ruptura estética extremamente radical com o seu antecessor", diz Gorden Wagener, vice-presidente da Daimler AG. "A silhueta fluida e sensual em contraponto às formas criadas pela linguagem de design limpa e progressiva cria uma simbiose perfeita e expressa nossa filosofia de pureza sensual com precisão e objetividade."

Exterior: um perfil fluido com proporções perfeitas

O perfil fluido do conceito Classe S Coupé incorpora clara sensualidade de forma atual. Ele se caracteriza pelas típicas proporções de um veículo com tração traseira, que são ressaltadas pela assinatura típica da Mercedes, a linha descendente. O longo capô com linhas pronunciadas e ressaltos, a área envidraçada baixa com cintura alta, os arcos de rodas acentuados, as grande rodas (18 a 20 polegadas) e o efeito visual causado pela traseira reforçam a proposta da Classe S Coupé tornar-se uma obra prima do refinamento automotivo. Com 2.945 mm de distância entre-eixos, o cupê tem 5.027 mm de comprimento, 1.899 mm de largura e 1.411 mm de altura.

Mercedes-Benz Classe S Coupé

A interação entre superfícies convexas e côncavas dá à Classe S Coupé um caráter nitidamente sensual. A aparência repassa uma elegância clássica e forma uma perfeita simbiose com a linguagem de design moderna e evolutiva.

A vista lateral é marcada pela linha descendente, alinhada ao caráter emocional do veículo. Ela ressalta as típicas proporções da marca. As linhas foram deliberadamente reduzidas ao básico. Isto cria uma pureza sensual e atemporal.

A interação criativa de diversos elementos de design transparece na dianteira superior da Classe S Coupé. No centro do conjunto da frente está a grade diamantada do radiador, cuja estrutura é definida por elementos retangulares cromados. Ela incorpora ao centro a estrela de três pontas da Mercedes e uma barra transversal.

Os faróis totalmente em LEDs, com as "sobrancelhas" das luzes de condução diurna reforçam o ar confiante e diferenciado do veículo. No conceito Classe S Coupé essas sobrancelhas foram posicionadas mais à frente, numa linha semicircular invertida. Em combinação com o sistema LED Intelligent Light System de série, foram criados faróis opcionais com 47 cristais Swarovski cada um. Dezessete cristais angulares constituem as luzes de circulação diurna, enquanto 30 cristais com formato redondo constituem as lanternas indicadoras de direção (piscas).

O perfil lateral é definido pela linha esticada do teto com formato curvado e pelas portas sem molduras. Uma elegante moldura cromada tridimensional cerca as áreas envidraçadas, que não sofrem a interrupção das colunas B. Tudo isso compõe o típico visual dos cupês da Mercedes-Benz.

Uma forma muscular acima do eixo traseiro, projetando-se do painel lateral, gera uma sensação de leveza e dinamismo, mesmo com o automóvel parado. As superfícies arqueadas e as linhas dos painéis laterais fluem para a traseira, estreitando seu perfil de forma gradual e dramática.

A traseira, com suas superfícies, ombros largos e linhas de caráter acentuadas arremata o visual com um forte toque de emoção. O deslocamento da placa do veículo para a parte inferior do para-choque traseiro é uma alteração particularmente marcante. Ela permitiu tornar a tampa do porta-malas ainda mais esguia nesta área. A estrela de três pontas fica praticamente "solta", mais proeminente e criando um efeito especial. Além disso, ela gira para fora para alojar a câmera de ré e a câmera 360º opcional de forma elegante e funcional.

A distribuição dos LEDs em duas fileiras horizontais nas lanternas traseiras bipartidas revela tecnologia de ponta e ressalta a personalidade esportiva da traseira do cupê, a cuidadosa atenção a cada detalhe e o caráter premium do veículo. Parte das funções luminosas está localizada nos para-lamas, outra na tampa do porta-malas. Este arranjo característico também torna o veículo facilmente reconhecível à noite.

O para-choque traseiro em duas partes reforça a esportividade demonstrada pelo design da dianteira. O difusor, pintado de preto com alto brilho, atende tanto aos requisitos aerodinâmicos como aos do design. Sob ele, como ocorre no para-choque da frente, há um defletor horizontal prateado. Integradas ao difusor ficam as ponteiras de escapamento de alta qualidade.

A Classe S Coupé apresenta um teto panorâmico que se estende por dois terços do teto. Com cerca de 1,32 m² de área, ele parece ser 150% maior que o do modelo anterior. O MAGIC SKY CONTROL possibilita modificar a transparência do teto ao toque de um botão, de clara a escura. Quando clara, o teto fica quase completamente transparente e permite que os ocupantes tenham uma sensação de andar ao ar livre, mesmo no frio mais rigoroso. Quando escura, a transmissão da luz exterior para o interior do veículo é reduzida a menos de 1%, reduzindo assim o aquecimento da cabine. Além disso, é possível fechar completamente o teto por meio de uma persiana deslizante.

Interior: luxo moderno pelo design de vanguarda

O design interno da nova Classe S Coupé é uma expressão da linguagem de design da Mercedes-Benz - pureza sensual. Uma combinação de volumes e componentes e a clara geometria de sua arquitetura básica cria uma linguagem de design de vanguarda. A aparência de alta classe, a qualidade de manufatura e o excepcional toque e sensibilidade dos materiais são atrações para os sentidos dos passageiros. O interior do veículo representa o mais alto nível de "luxo moderno".

Mercedes-Benz Classe S Coupé


O painel da Classe S Coupé fascina por sua arquitetura espetacular, dando ao veículo um caráter sem paralelo no segmento dos cupês de alto luxo. O painel é dividido entre uma seção superior bem distinta, com um efeito abrangente que se prolonga nas portas, e uma seção inferior extremamente baixa e escultural. Esta arquitetura marcante foi viabilizada pelo reposicionamento do airbag para uma localização mais baixa, completamente nova. Este conceito permite que a grande tela panorâmica de duas partes possa ser deslocada para uma posição "flutuante" destacada em frente dessa superfície de acabamento. Além disso, ela é destacada estilisticamente com uma coroa de luz ambiente. Sob o mostrador, o console central elevado esportivo se estende até a traseira do veículo. Todas as tampas e apoios de braços são cobertos de couro.

O novo volante "Super Sport" impressiona por seus raios galvanizados, que geram uma impressão de máxima profundidade como se fossem projetados para fora da coluna da direção.

O uso dos materiais mais nobres, as superfícies, combinações de cores e designs das costuras contribuem para a obtenção de um interior realmente exclusivo. Entradas de ar, botões, a roseta do extensor do cinto e os frisos são revestidos eletroliticamente na cor "Silver Shadow". Isto dá aos elementos de acabamento uma aparência de valor particularmente alta e reforça o efeito tridimensional de suas superfícies.

Em frente ao descansa-braços fica posicionado o touchpad (opcional), com sua superfície preto brilhante e moldura cromada. Como num smartfone, o touchpad permite que todas as funções da unidade principal sejam operadas por meio de gestos feitos com os dedos. Além disso, o touchpad aceita a entrada de letras, números e caracteres especiais manuscritos em qualquer língua disponível na unidade principal. Diversos controles, como os do sistema multimídia, por exemplo, estão organizados como teclas dispostas em um semicírculo em frente ao elemento de controle central.

Tanto os bancos dianteiros como traseiros têm um caráter fortemente esportivo. Os dois assentos traseiros são individuais. O pacote Exclusive inclui opcionalmente bancos forrados em couro Exclusive nappa designo, com costuras em diamante nas superfícies dos encostos e assentos. Os cintos de segurança dianteiros estão integrados aos painéis traseiros sem interromper a linha de cintura quando as janelas são abertas. Extensores facilitam o acesso aos cintos para os ocupantes da dianteira.

Há uma transição contínua entre os painéis internos das portas e laterais traseiros, reforçando a sensação de bem estar e qualidade no interior. As superfícies e controles são magistralmente executados em materiais de alta qualidade. A configuração, incluindo os sistemas de som Burmester surround e Burmester High-End 3D surround, é um destaque especial em termos de forma e função.

Novas cores internas, como vermelho Bengal, marrom Saddle e Porcelain, permitem a individualização do interior. A iluminação ambiente de série, com várias modalidades, proporciona uma sensação de bem-estar à altura do interior do veículo. O cliente pode optar entre sete diferentes atmosferas luminosas.

Menor distração: o display head-up

O display head-up opcional traz as mais importantes informações diretamente para dentro do campo de visão do motorista, apresentando-as no para-brisa para reduzir quaisquer distrações em relação ao tráfego. O sistema informa a velocidade do veículo, os limites de velocidade locais, as instruções de navegação e os alertas dos sistemas de assistência à direção.

A base é um sistema ótico de espelhos e um módulo colorido com 480 x 240 pixels de resolução, operando por meio de poderosos LEDs. Eles projetam uma imagem virtual com aproximadamente 21 x 7 centímetros no campo de visão do motorista, que aparenta flutuar a cerca de dois metros à frente, sobre o capô. A resolução de mais de 60 pixels por grau de visibilidade garante uma imagem extremamente nítida. Um sensor especial de luminosidade localizado próximo à borda do teto ajusta automaticamente o brilho do display head-up às condições de luz exteriores.

Menos forças transversais: função ativa de inclinação nas curvas

O MAGIC BODY CONTROL - a primeira "suspensão com olhos" estreou mundialmente na Classe S. Com a função de inclinação ativa nas curvas, o cupê apresenta mais uma novidade mundial para veículos produzidos em série: se inclina para o lado interno das curvas da mesma forma que um motociclista ou patinador. A aceleração lateral atuante sobre os ocupantes do automóvel é reduzida de forma semelhante à que ocorre em curvas de grande inclinação e os passageiros ficam mais firmes nos bancos. Em estradas muito sinuosas, em especial, a nova função de inclinação nas curvas aumenta o prazer de conduzir e o conforto. O objetivo não é poder atingir velocidades maiores, mas criar uma experiência de rodagem mais agradável.

O sistema de suspensão MAGIC BODY CONTROL, oferecido opcionalmente para o S 500 Coupé, inclui, além das funções Active Body Control (ABC) e ROAD SURFACE SCAN, a nova função de inclinação nas curvas. Com o Active Body Control, as torres da suspensão são equipadas com cilindros hidráulicos que permitem ajustar a força de atuação individualmente. Dependendo da curva percorrida, a função de inclinação altera o posicionamento de cada uma das torres. Isto permite que o veículo se incline automática e continuamente nas curvas em frações de segundo em ângulo de até 2,5 graus, dependendo do ângulo da estrada e da velocidade do veículo. O inovador sistema de suspensão detecta as curvas usando simultaneamente uma câmera estereoscópica localizada atrás do para-brisa, que registra a curvatura da estrada até 15 metros à frente, e um sensor de aceleração lateral adicional. A função de inclinação nas curvas pode ser selecionada, como os três modos de condução, pela tecla do sistema ABC. Ela funciona em velocidades entre 30 e 180 km/h.

Sonoridade emocionante e esportiva: sistema de escapamento com flaps

O som emocionante do sistema de escapamento da Classe S Coupé contribui decisivamente para criar uma experiência de direção esportiva. Os tons mais profundos garantem uma sonoridade cheia e esportiva. No silenciador traseiro do sistema de escapamento com ponteiras duplas, posicionado transversalmente, há dois defletores que podem ser abertos ou fechados pneumaticamente, dependendo da rotação do motor.

Mercedes-Benz Classe S Coupé

Quando os flaps são abertos, os gases da exaustão são direcionados através do silenciador traseiro por um percurso diferente, para que o som do motor fique mais forte. O ponto de acionamento dos defletores depende do programa de condução selecionado pelo motorista. No modo S eles se abrem mais cedo do que no modo E. Assim que o motor da Classe S Coupé é ligado, a força de seu som pode ser ouvida.

Uma longa tradição: os cupês grandes da Mercedes-Benz

A história dos cupês da Mercedes-Benz após a guerra data do ano de 1952, quando a marca lançou o legendário 300 S Coupé - "um carro para a elite mundial", segundo palavras da imprensa automotiva na época. Ele foi seguido, em 1956, pelo 220 S Coupé da série de modelos W 180, que causou sensação especialmente por sua carroceria tipo pontão. De 1961 a 1971, o longo e elegante cupê das séries de modelos W111 e W112 conquistou nada menos que 29.918 clientes altamente exigentes, que podiam escolher entre os modelos Tipo 220 SEb de seis cilindros e os modelos Tipo 280 SE 3.5.

Os cupês SEC da série de modelos C 216, que permaneceram na linha da marca de Stuttgart durante dez anos e tiveram mais de 74.000 unidades vendidas, foram baseados na Classe S 1981. Em 1992, o modelo sucessor (série de modelos C 140) foi apresentado no Salão de Genebra, e também pela primeira vez, na versão S 600 Coupé, um motor de doze cilindros com 290 kW (394 cv). Ele seria o veículo em que o Programa Eletrônico de Estabilidade (Electronic Stability Program - ESP) faria sua estreia mundial em 1995. Posteriormente, este cupê foi rebatizado como "Classe CL". Outro ancestral da nova Classe S Coupé foi lançado mundialmente com esse nome em março de 1999. Com inovações pioneiras, como a suspensão ativa ABC (Active Body Control - controle ativo da carroceria) e faróis bi-xenônio, este automóvel de duas portas estabeleceu novas referências.



O máximo em exclusividade e design sofisticado combinados com tecnologia moderna criadora de tendências foram mesclados na última Classe CL (2006). Este cupê de luxo abriu uma nova dimensão em segurança veicular com a introdução dos freios PRE-SAFE. Além disso, as inovações da Mercedes-Benz, como o Intelligent Light System (sistema de iluminação inteligente) com cinco funções luminosas e o sistema de segurança preventiva PRE-SAFE, faziam parte dos equipamentos de série do veículo.

Post a Comment