A Suzuki do Brasil lança o Jimny - jipe pequeno, com motor à gasolina, fabricado no Brasil, com tração 4x4 e boas capacidades de trânsito em pisos complicados.


O Suzuki Jimny brasileiro é oferecido em quatro versões: 4ALL, 4FUN, 4SPORT e 4WORK, às quais procuram posicionar o carro para diversos perfis de consumidores: 4ALL, para uso mais urbano, mas com com capacidade de enfrentar buracos, e, por suas pequenas dimensões, fácil de estacionar.



Já o Suzuki Jimny 4FUN tem um teto-solar de fabricação alemã, com duas posições de memória pré-definidas. A versão 4SPORT é o topo de linha, com snorkel e boas capacidade de trilhas complicadas. O último modelo é o 4WORK - destinado a clientes corporativos, como frotistas e profissionais que trabalham no meio rural, como veterinários, zootenistas, agrônomos, entre outros.


A Suzuki Jimny, portanto, marca a volta da marca japonesa ao mercado brasileiro de forma mais pronunciada, já que a empresa já vinha importando, desde 2009, o SX4 e o Grand Vitara.


Características

O Suzuki Jimny tem dimensões reduzidas: 3,67 m de comprimento, 1,60 de largura, 1,70 de altura e 2,25 de entre eixos, com peso em ordem de maracha de 1.060 kg.


No interior, há espaço para quatro pessoas e o porta-malas é bastante exíguo, com espaço apenas para pequenas bolsas ou ferramentas para quem pretende andar em trilhas.


Em termos de equipamentos, temos ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, sistema de áudio com CD/MP3/USB, Bluetooth, bancos com tecido e costura dupla aparente, limpador traseiro, faróis de neblina, rodas de liga leve, entre outros, são oferecidos de série. Ainda não há ABS e Airbag, mas a partir de 2014 o Jimny já virá com tais equipamentos.


Em termos mecânicos, o Suzuki Jimny adota um motor 1.3 16V VVT com 85 cv e 11,2 kgfm, acoplado a uma caixa de transmissão manual de cinco marchas. O sistema de tração pé 4x2 (traseira), podendo ser alterada para 4x4 com o carro em velocidade de até 100 Km/h. Há também o 4x4 reduzido, para condições mais severas de piso.


O carro adota o clássico esquema chassi com carroceria, com suspensões trilink com eixos rígidos, molas e amortecedores separados e caixa de transferência remota - características de construção que são vistas com frequencia em veículos militares, e evidenciam as credenciais efetivamente off-road do Jimny.


Test-Drive

O Suzuki Jimny é um carro adaptado para enfrentar condições severas de piso, como valas profundas, passagens estreitas, pedras enormes e buracos de todo tipo que aparecem no caminho de quem faz off-road com frequencia.


Apesar do motor relativamente fraco, ele se mostra em condições de superar os mais difíceis buracos e valas, e sua construção de carroceria sobre chassi mantém intacta a integridade estrutural do carro, mesmo quando submetido às mais severas torções.



O motor dá conta do peso do carro mesmo quando se enfrenta aclives pronunciados, evidentemente ajudado pela transmissão e tração reduzida.

Conclusão

O Suzuki Jimny é um carro para quem quer diversão no final de semana, e pretende usar o carro no dia a dia da cidade, oferecendo uma combinação de praticidade urbana e fora-de-estrada difícil de ser encontrada na sua faixa de preço.


Enfim, conduzir o Suzuki Jimny no off-road foi bastante divertido. E para quem pensa em algo valente e econômico para o dia a dia e um “brinquedo” de gente grande para se aventurar em fins de semana, ele é a opção certa.

1 Comentários

  1. Uma graça esse jipinho da Suzuki...Vai agradar os mais jovens com espirito aventureiro com certeza...

    ResponderExcluir

Postar um comentário