Junto com a nova geração do Palio, a Fiat mostrou a versão Sporting - nome usado pela primeira vez no modelo - que visa dar mais um ostentando a nova escotilha. O carro ganhou redesenhado visuais, itens únicos e até algumas alterações mecânicas de se destacar a partir do resto da linha, que está na parte superior. Além disso, os espaços de ampliar o nicho Fiat seleto de "pseudo-esportivo" compacto, actualmente composto apenas por SR Nissan March, Ford Ka Sport e Uno Sporting, também da marca italiana.


A escotilha está equipada com o mesmo 16V E.torQ Essência versão 1.6. São 117 cv e 16,8 kgfm de torque quando abastecido com etanol, de acordo com a Fiat, são capazes de levar a escotilha de zero a 100 km / h em 9,9 segundo e o máximo de 191 km / h. O desempenho é quase o mesmo, apesar da diferença reduzida para permitir respostas mais imediatas ao comando do acelerador.


Além do mais curto troca, a direcção era mais directa e a suspensão foi reduzida em 5 mm e mesmo os calibres foram estendidos - 6 mm na parte dianteira e traseira 10 mm. Tudo para dar um comportamento condizente com o Sporting o nome. A suspensão também ganhou molas mais firmes e amortecedores e freios foram redimensionados.


No lado de fora, as linhas dos toques novos Palio simpáticos ganhou mais agressivo, com a adição de saias laterais e spoilers dianteiro e traseiro. Além disso, o modelo ganhou rodas finas 16 polegadas única versão com pneus perfil mais baixo. Os faróis têm máscaras escuras e há apliques de plástico nas cavas das rodas - uma clara referência ao Punto T-Jet. Mesmo chamativo, nem todos perderam a harmonia e deu o modelo a dose extra de esportividade e exclusividade inerente tal versão. As mudanças deixaram o Palio com um mais estável e muito interessante.


O interior manter linhas comuns a todas as versões do hatch. Mas há detalhes que não deixá-los esquecer que os ocupantes estão a bordo de um Sporting. As correias são o gosto, o vermelho muito discutível, mas referem-se a primeira Uno 1.5R ostentando o final dos anos 80, bem como os botões vermelhos e pedais desportivos. Os bancos também têm jaqueta preta exclusiva com inscrições bordados alusivos à versão nos encostos. Os mostradores também venceu o Sporting de inscrição entre os ponteiros vermelhos.


Fiat tem um grande conjunto com o Sporting Palio. O modelo, que já era consideravelmente melhor do que a primeira geração, ganhou mudanças para proporcionar uma condução mais divertido do que o resto da gama, para além intrigante visual. Até o preço de R $ 41.310 - o que já inclui equipamentos como ar condicionado, direção hidráulica, airbags frontais e freios ABS - mesmo as folhas em um par com a concorrência "não-esportivo". É certo que são quase US $ 2 milhões a mais em comparação com o Palio Essence, com o mesmo conjunto mecânico e da disponibilidade de equipamentos, mas eles são justificados na criação esportes olhar original, e alguma exclusividade.


Desempenho - O 1,6 16V é em grande parte responsável pela vitalidade do Sporting Palio. A hp 117 empurrar o hatch sem dificuldades e torque de 16,8 Nm ajuda a acelerar o tempo de forte. No entanto, há pouca energia abaixo de 2000 rotações, o que compromete currículo e despretensioso utilização do modelo. Manter as rotações acima de 3.500 modelo não entregar grandes benefícios, mas cobra alto consumo na sua conta. Pelo menos não há sinais de sofrimento, mesmo perto do limite, o que incentiva o motorista a operar o motor também.


Estabilidade - A suspensão rebaixada com molas mais firmes e deixar o modelo certo na mão do motorista.
Os pneus 195/55 montados em rodas de 16 polegadas - conjunto único de versão - ajudar muito quando cerca de estradas sinuosas. O saldo Palio um pouco e só em curvas de alta, passando bastante seguro. O comportamento é muito neutro e previsível, com uma tendência a abandonar o lote frente apenas quando provocado.


Interatividade - O interior é bem pensado, com comandos simples e intuitivos. O sistema de som requer um pouco de atenção nos primeiros momentos de uso e USB merecia um lugar mais visível, em vez de estar dentro do porta-luvas pequeno. Pelo menos, alavancas e botões são de uso simples. O painel tem uma grande visibilidade, o que não é repetido em relação à parte traseira, onde a coluna de largura a meio caminho em várias situações. Para a frente e para os lados, não há problema.


Consumo - O Fiat Palio Sporting postou médias de 7,2 km / l com etanol em ciclo misto. Fiat não tem números oficiais e fez medições não Inmetro para o modelo.


Tecnologia - A plataforma é moderna - estreou no Uno, em 2010 - e há boa oferta de equipamentos para o modelo. Os airbags frontais são de série e há bolsos laterais opcionais. O sistema de som suporta CD, MP3, iPod e tem uma entrada USB.


Conforto - O ganho de espaço interno melhorou muito a vida a bordo do Palio. Não há mais espaço para a cabeça e para as pernas ocupantes para quem viaja no banco de trás. Os assentos são revestidos em tecido agradável ao toque e os níveis de ruído são aceitáveis. Mesmo com a proposta esportiva, o modelo mantém jeitão "soft" de mineração linha habitual. O nível de ruído é aceitável em velocidade de cruzeiro e do motor está presente apenas em velocidades mais altas.

 Habitabilidade - O modelo tem alguns compartimentos de armazenamento, dois porta-copos à frente da alavanca do câmbio, nichos estreitos nas portas e uma no painel superior. No entanto, o interior do Palio é um agradável e in-and-out é facilitado pela boa ângulo de abertura das portas. Na mudança de geração, o hatch perdeu 10 litros no porta-malas e agora só pode acomodar 280 litros.


Acabamento - Fiat definitivamente poderia ter investido em um melhor acabamento para o Palio. Plásticos estão olhando muito simples e não há rebarbas aparentes mesmo. Alguns plugins são insatisfatórios, como a tampa da caixa de luva e um compartimento de armazenagem de pequenas dimensões no painel superior. Além disso, a sensação é ainda melhor do que o modelo antigo.

Design - Para a versão Sporting, caprichos da Fiat - e talvez exagerada - em anexos de e caimento aerodinâmico para dar uma face ao modelo desportivo. Saias laterais, spoilers e rodas maiores poderiam tornar o modelo se destaca em relação aos demais. Os faróis ganharam máscaras escuras e faixas decorativas lá na ponta carroçaria e cromo do escape. Há o "bigode" de cromo Fiat 500 e muitas referências ao Punto. Na traseira, as luzes na coluna são datada, mas deu o Palio parecer mais esbelta. Decoração interna e já exagera também se torna evidente.


Custo / benefício - O Palio Sporting figura em um segmento pouco povoada no Brasil. Além dele, apenas de Março de SR 1.6 e menor Ford Ka Esporte trazer um conceito mais esportivo entre escotilhas pequenas. O modelo vem bem equipado com airbags frontais, freios ABS, além de ar condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos como padrão para EUA $ 41.310. Não é barato, mas é no segmento médio. O Nissan March custar EUA $ 39.490, mas não tem nenhuma alteração mecânica em relação a versões "tímida". O Palio é mais espaçoso e ganhou suspensão exclusivo e mais curto Exchange, além de apresentar uma mais maduro do que março. O Ka - vendido por $ 36.000 quando equipado com airbags frontais - joga em uma seção inferior, com apenas duas portas e menos compromisso com o conforto e, portanto, acaba sendo mais barato.

Estilo agressivo


Antes mesmo de assumir o volante, a decoração externa chamativo, mas coerente com a proposta do carro faz o mesmo modelo com um mais esportivo do que o resto da linha. As rodas de 16 polegadas e versão exclusiva reduziu ligeiramente a suspensão, o Palio um jeitão mais espessa e sombria, mesmo na cor preta, que cai muito bem para o Sporting. No interior, as diferenças permanecem com cintos de segurança vermelhos - o primeiro Fiat Uno 1.6R legado -, maçanetas internas e outros detalhes também em vermelho.


O interior recebe passageiros, bem como, embora os bancos dianteiros poderiam ter um melhor apoio para as coxas. A densidade da espuma é correto e não se cansa mesmo depois de algumas horas atrás do volante. Todos os comandos estão bem localizados e não há espaço interno bom, uma notável melhoria em relação ao modelo anterior. No entanto, o plástico usado em várias partes do painel da porta e tem má aparência e riscar facilmente. Além disso, a durabilidade de alguns componentes precisam ser revistos. Na unidade avaliada - que marcou alguns milhares de milhas sobre ele - o encosto de ajuste do banco do motorista tem girado falsos, graças ao peso do encosto equipado com airbag lateral.


O motor E.torQ 1.6 16V 117 hp etanol certamente é a versão de estrela - mesmo que seja a mesma que a Essência Palio. No entanto, o mais curto Sporting Exchange torna o modelo mais arisco e muito esperto. Os 16,8 Nm a 4.500 rpm só chegar, mas já existe firmemente ao redor dos 2.500 giros - abaixo disso, o 1.6 é muito fraco, mas pelo menos marchas mais curtas ajudam a aumentar a rotação de culturas. A suspensão mais firme faz a diversão Palio e muito mais seguro, mesmo que o 1.8R de idade. É quase um kart, mas pode animar motoristas mais entusiastas.



A contrapartida para o bom desempenho vem na bomba de gasolina. Com etanol no tanque, o Palio Sporting mal passa de 6 km / l, muito pouco para um motor 1.6 de design moderno. O alto consumo justifica ainda a versão esportiva poderia vir com o Punto 1.8 16V com 132 cv saudáveis, que, certamente, aumentar os níveis de desempenho muito atléticos, sem gastar muito em bomba de combustível. Marca

Fiat Palio 1.6 16V Sporting - ficha técnica:

Motor: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.598 cc, quatro cilindros, quatro válvulas por cilindro.
Acelerador eletrônico e sequencial multiponto de injeção eletrônica.

Transmissão: cinco velocidades manuais Taxas de frente e uma a ré. FWD.

Potência máxima: 115 cv e 117 cv a gasolina com etanol e 5,5 milhões rpm.

Aceleração 0-100 km / h: 9,9 segundos.

Velocidade máxima: 191 kmh

Torque máximo: 16,2 Nm e 16,8 Nm com gasolina com etanol a 4.500 rpm.

Diâmetro e curso: 77 mm X 85,8 milímetros. Taxa de compressão: 10,5:1.

Suspensão: dianteira McPherson tipo com rodas independentes, braços oscilantes inferiores e estabilizador de torção. Traseira semi-independente, com barra de torção semi-independente rodas. McPherson dianteira tipo, com rodas independentes, braços oscilantes inferiores e estabilizador de torção. Traseira semi-independente, com barra de torção semi-independente rodas. Não oferece controle
eletrônico de estabilidade.

Pneus: 195/55 R16.

Freios: Discos ventilados frente e tambores atrás. Oferece ABS como opcional.

Estilo do Corpo: Hatchback em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,87 m de comprimento, 1,67 m de largura, 1,51 m de altura e distância entre eixos de 2,42 m. Airbags frontais e laterais como opção.

Peso: 1.090 kg.

Capacidade de tronco: 280 litros.

Tanque de combustível: 48 litros.

Produção: Betim, Brasil.

Lançamento no Brasil: 2011.

Itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, airbags frontais, freios ABS, encostos de cabeça traseiros. Opcionais airbags laterais, sensores de crepúsculo metálicas, pintura e retrovisores eletrocrômicos, chuva, espelhos elétricos, controlador de cruzeiro.

Preço: R$44.561,00 reais (Brasil)

3 Comentários

Postar um comentário