A BMW série 7 activeHybrid é um carro cheio de luxo, charme, mas também é muito grande, e se ela não tivesse esse motor híbrido dela ele teria chance de fazer menos de 6 KM/l e com esse motor ela ainda assim faz igual que a nova série 7 nas estradas e na cidade mais (12 KM/l) e ela fica por volta dos 12 ou 15 Km/l e seu preço é R$ 546.050 reais.


BMW série 7 active hybrid 2013

A chave do sucesso, para mais esportividade e eficiência no segmento dos veículos de luxo: BMW EfficientDynamics e a inédita combinação entre o propulsor BMW TwinPower Turbo V8 altamente eficiente e o motor elétrico, dotado de um vigoroso torque. A função Boost oferece um arranque fulminante e uma fortíssima aceleração, permitindo ultrapassagens bastante mais rápidas. O motor elétrico funciona como gerador, recuperando a energia de frenagem para abastecer os outros componentes elétricos.

BMW série 7 active hybrid 2013

Design da BMW activehybrid7 (exterior):

O BMW ActiveHybrid 7 L ostenta um design inovador. O emblema da marca no pilar C e na tampa do portamalas, as rodas de liga leve aerodinâmicas* oferecem ao veículo um carácter exclusivo e individual.


BMW série 7 active hybrid 2013

O visual frontal com a generosa grade em forma de rim demonstra força e presença natural. A marcante traseira de linhas atléticas acentua o carácter do BMW ActiveHybrid 7 L como veículo referência em sua classe.


BMW série 7 active hybrid 2013

* Rodas em liga leve estilo BMW double-spoke 253, 20".


BMW série 7 active hybrid 2013

Design da BMW activehybrid7 (interior):

Grandeza e elegância. A tecnologia Black Panel no cockpit do BMW ActiveHybrid 7 L é sinónimo de absoluta funcionalidade. No moderno e generoso interior reinam os materiais nobres com exímios acabamentos, como os exclusivos bancos em couro Dakota.


BMW série 7 active hybrid 2013

A versão longa ostenta maior distância entre eixos em veículos do seu segmento, oferecendo uma generosa sensação de espaço e a máxima liberdade para as pernas dos passageiros traseiros. Os bancos individuais, o ar condicionado traseiro e o sistema de entretenimento completam o luxuoso ambiente a bordo do BMW ActiveHybrid 7 L.



Motor e chassis da BMW Activehybrid:
1-dados técnicos:

Dimensões da BMW série 7 active hybrid

Nº de cilindros 8 cilindros em V

Potência máxima (HP) / RPM 330 (449) / 5500-6000

Cilindrada (cm3) 4395

Torque nominal (Nm)/RPM 650/2000

Velocidade máxima (km/h) 250

Aceleração de 0-100 km/h (s) 4,9

Comprimento, largura ,altura 5212/1902/1484

Peso (em ordem de marcha) 2145

Capacidade do porta-malas (m³.) 0,460

Ângulo de esterço (m) 13

Câixa de cambio Automática de 8 marchas
c/ Steptroni


BMW série 7 active hybrid 2013

2-BMW twimPower turbo V8:

O motor BMW TwinPower Turbo V8 altamente eficiente, destaca-se pela excepcional reserva de potência e desempenho soberano. Dois turbocompressores Twin Scroll posicionados entre as duas bancadas de cilindros oferecem um inédito desdobramento de potência, fruto dos curtos coletores de admissão.


BMW série 7 active hybrid 2013

O motor elétrico disponibiliza uma apreciável reserva de força, que permite aumentar a potência do BMW ActiveHybrid 7 para 330kW (449Hp), com um impressionante torque de 650 Nm.


BMW série 7 active hybrid 2013

Motor elétrico:

O motor elétrico que move o BMW ActiveHybrid 7 L ostenta um torque invejável, disponível a partir do mais baixo regime de rotações. Somado a potência do motor elétrico está o bloco BMW TwinPower Turbo V8, que entrega uma impressionante curva de potência.


BMW série 7 active hybrid 2013

Em regime de desaceleração, o motor elétrico passa a desempenhar a função de eficiente gerador, que transforma a energia cinética excedente em energia elétrica. Esta impressionante reserva energética é acumulada na inovadora bateria de ions lítio.


BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013


3-Transmição automática de 8 velocidades

Rápida, melhor, mais confortável. A nova transmissão automática de 8 marchas com Steptronic engrena suavemente as mudanças, graças à eficaz eliminação das alterações bruscas na mudança de rotações, durante o proceso de engrenagem.

BMW série 7 active hybrid 2013

A oitava marcha permite reduzir consideravelmente as rotações a alta velocidade, poupando combustível.
Também a função Auto Start Stop, usada pela primeira vez no BMW ActiveHybrid 7 L em combinação com a transmissão automática, contribui para reduzir o consumo. É possível engrenar manualmente as marchas, graças a função Steptronic, o que contribui para uma condução mais esportiva.

BMW série 7 active hybrid 2013

4-Eixo traseiro integrale suspensão pneumática:

O aumento do conforto de um veículo depende da consequente redução do nível de ruídos. O eixo traseiro integral de estrutura multilink, absorve todas as oscilações e vibrações, separando a faixa de rodagem do sistema de tração, sem penalizar a estabilidade de condução e o conforto de rolamento.


BMW série 7 active hybrid 2013

O BMW ActiveHybrid 7 L conta com um sistema de suspensão pneumática, de série, com função auto-niveladora da altura ao solo no eixo traseiro, garantindo o máximo conforto e uma ótima estabilidade, independentemente da carga do veículo.


BMW série 7 active hybrid 2013

5-Eixo dianteiro com duplos braços transversais:

O motorista que quer desfrutar de toda a dinâmica de condução de um veículo, exige o máximo da carroceria. O eixo dianteiro com duplos braços transversais do BMW ActiveHybrid 7 L satisfaz as mais exigentes reivindicações.


BMW série 7 active hybrid 2013

A construção em alumínio permite poupar peso, sem penalizar a elevada rigidez torcional da carroceria. A suspensão elimina todas as irregularidades do solo, garantindo a maior estabilidade. Resultado: mais segurança e agilidade, a máxima precisão direcional e ótima aderência, mesmo em situações de extrema condução esportiva.

BMW série 7 active hybrid 2013

6-Dinâmica de condução:

Um veículo tem de ser extremamente flexível, para poder circular em qualquer estrada. O BMW ActiveHybrid 7 L adapta-se soberanamente aos pavimentos mais irregulares. O inovador sistema de suspensão transmite os dados ao controle dinâmico dos amortecedores quatrocentas vezes por segundo, permitindo ajustar individual e continuamente o grau de compressão e de extensão dos amortecedores. O BMW ActiveHybrid 7 L dispõe de um chassis esportivo com um elevado nível de conforto.


BMW série 7 active hybrid 2013

Além disso a série 7 activeybrid conta com o sistema EfficientDynamics, que vamos explicar o que é isso em partes:

O programa BMW EfficientDynamics inclui um conjunto de medidas inteligentes, que permitem reduzir consideravelmente o consumo de combustível e o nível de emissões de CO2, aumentando a performance.

BMW série 7 active hybrid 2013

Além da propulsão híbrida o BMW ActiveHybrid 7 L utiliza o evoluído sistema de regeneração de energia de frenagem e várias outras soluções tecnológicas. inteligentes, que permitem aumentar o grau de eficiência e o prazer de dirigir. Estes inovadores componentes permitem resolver a difícil tarefa de conciliar o aumento da potência com o baixo consumo de combustível.


BMW série 7 active hybrid 2013

1-Redução do consumo.A função Auto Start Stop híbridano BMW ActiveHybrid 7 L:

Mas Há situações em que se consome combustível desnecessariamente: por exemplo no semáforo vermelho, nos congestionamentos. A função Auto Start Stop híbrida do BMW ActiveHybrid 7 L permite ultrapassar estas situações, desligando automaticamente o motor quando o veículo pára, ligando-o de novo logo que o motorista deseja seguir viagem.

BMW série 7 active hybrid 2013

A bateria abastece as funções importantes como a climatização ou o aquecimento do parabrisa traseiro, em todas as paradas. Um componente amigo do ambiente, que permite reduzir eficazmente o consumo de combustível e as emissões de CO2.

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

2-Permite diminuir o consumo.Regeneração da energia de frenagemno BMW ActiveHybrid 7 L:

Levantar o pé do acelerador implicava até agora em perda de energia. Este fato foi ultrapassado pelo sistema de recuperação da energia, em regime de desaceleração ou frenagem.

BMW série 7 active hybrid 2013

O motor elétrico do BMW ActiveHybrid 7 L é convertido num eficiente gerador de 20 Hp, que transforma a energia cinética excedente em energia elétrica. A energia acumulada na potente bateria de ions lítio é utilizada depois para abastecer o motor elétrico.


BMW série 7 active hybrid 2013

3-Injeção de alta precisão e Twin Turbo

A injeção de alta precisão (HPI) comanda o processo de entrada da mistura nas câmaras de combustão com a máxima precisão, transformando cada gota de combustível em puro prazer de dirigir.

BMW série 7 active hybrid 2013

Os injetores piezo elétricos efetuam a mistura de ar/combustível com a maior precisão e de acordo com as necessidades do motor, garantindo a máxima eficiência em todos os regimes.

BMW série 7 active hybrid 2013

O motor BMW TwinPower Turbo com os dois compressores Twin Scroll e a compacta construção da unidade motriz aumentam a potência e viabilizam um considerável desdobramento de potência, com um menor consumo de combustível e emissões de CO2.


BMW série 7 active hybrid 2013

4-Pneus de atrito reduzido:

Os pneus deformam-se permanentemente durante a viagem, um processo que custa muita energia e combustível. Nos pneus de atrito reduzido, a deformação é menor, graças aos materiais especiais utilizados no rasto e nos flancos dos pneus, sem influenciar o conforto de condução. Resultado: mais uma sensível redução do consumo de combustivel.

BMW série 7 active hybrid 2013

5-Construção de baixo peso:

Os aços altamente resistentes permitem construir uma carroceria leve e sólida. É o primeiro passo no conceito de construção inteligente de baixo peso do BMW ActiveHybrid 7 L.

BMW série 7 active hybrid 2013

O uso de liga de alumínio permite poupar alguns quilos. Além de reduzir o peso do veículo, esta eficaz medida permite reduzir o centro de gravidade, tornando o BMW ActiveHybrid 7 L ainda mais ágil e dinâmico. São medidas do programa BMW EfficientDynamics, para reduzir o consumo de combustível e aumentar o prazer de dirigir.

BMW série 7 active hybrid 2013

O BMW Active hybrid também oferece muita ergonomia e segurança, confira:

1-Ar condicionado suplementar:

Ambiente agradável antes de entrar no veículo. É possível ligar à distância o ar condicionado automático do BMW ActiveHybrid 7 L através da chave. Mesmo nos dias quentes de verão é possível reduzir a elevada temperatura no interior, criando um ambiente agradável em cerca de minutos, sem ligar o motor. É o fruto de um silencioso compressor térmico elétrico. Quando o motorista liga o motor, o interior do veículo é abastecido de ar frio até atingir uma temperatura agradável. No inverno o aquecimento suplementar ofereçe o mesmo conforto a todos os ocupantes.

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

2-Sistema IDrive:

Para a direita significa avançar, para a esquerda recuar, pressionando o botão seleciona-se o programa. O iDrive assume o controle de todas as funções do BMW ActiveHybrid 7 L, desde o sistema de navegação até às instruções técnicas integradas. As teclas de seleção direta e os botões favoritos abrem o acesso aos componentes mais importantes e às funções preferidas. A tela de controle de 10,2 polegadas destaca-se pela excelente imagem e cores brilhantes. Pode sempre voltar à posição inicial através da tecla "back".

BMW série 7 active hybrid 2013

3-Head-Up Display:

O Head-Up Display projeta no pára-brisas do BMW ActiveHybrid 7 L as principais informações de condução, para que o motorista não precise desviar os olhos da estrada para se informar, como por exemplo saber a velocidade a que circula o veículo. Até mesmo manobras em curvas fechadas são apresentadas na tela de forma bem visível pela função “High-Guiding” do sistema de navegação, simplificando a condução nos percursos mais complicados. O Head-Up Display é uma tecnologia do BMW ConnectedDrive.

BMW série 7 active hybrid 2013

4-BMW Night Vision com reconhecimento de pedestres:

Conduzir de noite torna-se mais seguro com o BMW Night Vision. O sistema dispõe de uma câmera térmica, a qual permite ver a uma distância de até 300 metros, mesmo em noites escuras. A imagem de eventuais obstáculos é projetada na tela de controles, através de figuras amarelas apresentadas, pode-se identificar imediatamente a presença de obstáculos na via, por exemplo pedestres ou ciclistas. Um algoritmo de cálculo inteligente verifica se existe o perigo de colisão entre o veículo e os pedrestes. Neste caso são projetados sinais de advertência na tela ou no Head-Up Display. O BMW Night Vision é uma tecnologia do BMW ConnectedDrive.


BMW série 7 active hybrid 2013

5-Aviso de alteração da faixa de rodagem:

Os sensores do sistema de aviso de alteração da faixa de rodagem do BMW ActiveHybrid 7 L controlam o trânsito na traseira e lateral do veículo, avisando discretamente o condutor por meio de vibrações no volante, em situações de perigo. Um símbolo projetado no retrovisor exterior mostra ao condutor quando um veículo se aproxima do ponto cego ou da traseira do veículo em que seguimos. Se o condutor acionar as luzes de mudança de direção para mudar de faixa de rodagem, o sistema avisa-o por meio de vibrações no volante ou sinais intermitentes no retrovisor, em caso de perigo. O aviso de alteração da faixa de rodagem é uma tecnologia do BMW ConnectedDrive.

BMW série 7 active hybrid 2013

6-Aviso de alteração de trajetória:

À frente do veículo, a câmera do sistema de aviso de alteração de trajetória da faixa da rodagem está sempre atenta, lendo os traços na beira da estrada e as marcações da via. Antes do condutor se desviar involuntariamente da trajetória, o sistema avisa-o através de discretas vibrações no volante. Com as luzes de mudança de direção acionadas, o dispositivo de alerta é desativado, enquanto o BMW ActiveHybrid 7 L faz uma curva ou muda de faixa de rodagem. O aviso de alteração de trajetória é uma tecnologia BMW ConnectedDrive.

BMW série 7 active hybrid 2013

7-Controle de Cruzeiro Ativo com função Stop & Go:

Os congestionamentos e o trânsito intenso deixaram de ser um problema para o motorista moderno. Com o sistema de Controle de Cruzeiro Ativo com função Stop & Go basta programar a velocidade desejada e relaxar. Se o veículo em que seguimos se aproxima demasiado do veículo que segue à frente, o Controle de Cruzeiro Ativo freia o BMW ActiveHybrid 7 L, mantendo automaticamente a distância de segurança, até o veículo parar. O sistema atua automaticamente nos primeiros três segundos. Para continuar ativo basta o condutor pressionar um botão. O sistema de assistência eletronica a frenagens de emergência avisa o motorista antes de eventual choque com a traseira do veículo da frente, mesmo com o Controle de Cruzeiro Ativo desativado.

BMW série 7 active hybrid 2013

8-Sistema de câmeras:

O sistema de câmeras de visão lateral melhora a visibilidade nas saídas da garagem e nos cruzamentos com pouca visibilidade. Nas laterais do párachoque frontal estão instaladas duas câmeras de, que abrangem o lado esquerdo e direito da faixa de rodagem. Na tela de controles é projetada a imagem, por exemplo de ciclistas, antes do condutor os poder identificar a olho nu. A câmera traseira ajuda o condutor nas manobras de estacionamento. A imagem projetada na tela de controles é completada por meio de traços e marcação de obstáculos, para ajudar a estacionar ou sair sem problemas. O sistema de câmeras é uma tecnologia BMW ConnectedDrive.

BMW série 7 active hybrid 2013

9-Faróis direcionais e distribuição variável de luz:

Os faróis mais dinâmicos. Os faróis direcionais seguem o traçado da via, iluminando perfeitamente a faixa de rodagem e o traçado das curvas. O sistema de distribuição variável do cone luminoso levanta ou baixa os faróis, em função da velocidade em que o veículo circula. No trânsito urbano os faróis baixam, para iluminar melhor a estrada diante do veículo, sem prejudicar os motoristas que vêm em sentido contrário. Quando circulamos a velocidades mais elevadas os faróis de xenon levantam suavemente, para que o condutor possa ver melhor ao longe

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

10-Segurança ativa:

O sistema inteligente de assistência ao motorista viabiliza uma condução mais relaxante e segura do BMW ActiveHybrid 7 L, evitando que se criem situações de emergência. No entanto, caso surja qualquer momento de perigo, um dispositivo de segurança perfeitamente ajustado, incluindo o sistema de suspensão, a gestão eletronica do motor, freios e pneus, ajuda o motorista a superar a situação, através do controle seguro e soberano do BMW ActiveHybrid 7 L.

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

11-Segurança passiva:

Uma estrutura perfeita, que oferece uma maior segurança. Materiais inovadores ajudam a distribuir e absorver a energia de impacto, evitando que o habitáculo seja atingido. Os encostos de cabeça ativos e os airbags da última geração protegem eficientemente todos os ocupantes. Quando os airbags disparam a carga elétrica de alta voltagem é controlada, afastando o perigo de choques.

BMW série 7 active hybrid 2013

Seu equipamentos e acessórios são o seguinte:

Comfort Access:

Pelo prazer de dirigir sem chaves. O sistema Comfort Access permite ligar o motor sem necessidade da chave de ignição. Quando o motorista se aproxima do BMW ActiveHybrid 7 L, o comando remoto da chave envia um sinal de identificação, confirmando o direito de acesso e utilização do veículo. Para destrancar as portas basta acionar os puxadores das mesmas, enquanto que para ligar o motor, basta pressionar o botão Start/Stop.

BMW série 7 active hybrid 2013

Fechamento automático das portas:

O mais elevado nível de conforto. O BMW ActiveHybrid 7 L é equipado com um sistema automático de fechamento suave das quatro portas, que atua nos últimos seis milímetros do ângulo de abertura das mesmas. A funcionamento é realizado através de um motor elétrico. O sistema proporciona uma entrada confortável no veículo, em conjunto com o dispositivo de retenção contínua das portas, que permite variar o ângulo de abertura conforme desejado

BMW série 7 active hybrid 2013

High-Gloss Shadow Line:

Uma nota esportiva. Os vidros laterais apresentam um friso exterior em preto, bem como os frisos exteriores das portas do veículo. Os frisos exteriores BMW Individual Shadow Line brilhante, destacam o carácter individual do BMW ActiveHybrid 7 L.

BMW série 7 active hybrid 2013

Rodas de liga leve:

O BMW ActiveHybrid 7 L está equipado com as elegantes rodas de liga leve BMW 253 de raios duplos de 20 polegadas, como na imagem. Antes da produção em série, este produto é submetido a rigorosos testes e diversas análises de forma a poder satisfazer todas as exigências. Concebidas em alumínio fundido, as rodas de liga leve da BMW são ultraleves, contribuindo para o excelente conforto de condução, fruto da eficiente suspensão e chassis. Apresentam um vistoso design e oferecem uma condução extremamente agradável.

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

Equipamentos Comfort:

Os generosos bancos traseiros do BMW ActiveHybrid 7 L oferecem o máximo conforto e comodidade, fruto do ar condicionado automático de 4 zonas, que permite programar a temperatura individual desejada. O sol inunda o habitáculo graças teto solar em cristal elétrico, que além de proporcionar mais vida ao interior do veículo, oferece o máximo a conforto ao eliminar eventuais ruídos provocados pelo vento.

BMW série 7 active hybrid 2013

Conforto climático:

O ar condicionado automático de 4 zonas, permite a todos os ocupantes do veículo programar individualmente a temperatura, o volume e a distribuição do ar no interior do veículo. Os passageiros que viajam no banco traseiro ainda dispõem das funções aquecimento, ventilação, ajuste elétrico e massagem.

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

Bancos Comfort:

O mais elevado nível de conforto em longas viagens e no trânsito urbano. Os bancos traseiros Comfort são dotados da função massagem. Os doze pontos de massagem e seis pontos rotativos relaxam a zona lombar. O ar fresco é transportado pelo sistema de climatização para os assentos e encostos dos bancos, dotados de uma perfuração especial, refrescando o corpo em dias de muito calor. Os bancos ativos do condutor e passageiro frontal, massageiam a musculatura na zona da bacia, coxa e espinha dorsal, por meio de movimentos alternados, levantando e baixando a superfície do assento.


BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

Sistema de som:

Cerca de 100 CD´s áudio podem ser memorizados no disco rígido integrado. O sistema áudio permite transferir música directamente do CD, leitor de MP3 ou Pen Drive USB diretamente para o sistema do BMW ActiveHybrid 7 L. Os dezesseis potentes altofalantes do sistema de som HiFi Professional oferecem uma reprodução perfeita da coletânea musical. Uma qualidade de som inesquecível, mesmo via rádio. Dois sintonizadores DAB garantem sempre uma recepção perfeita

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

Entretenimento no banco traseiro:

As duas telas inclináveis e o leitor de DVD´s tornam a viagem mais agradável no banco traseiro do BMW ActiveHybrid 7 L. Pode-se ver televisão e ouvir rádio nos dois monitores, independentemente um do outro. Os dois receptores DAB e DVB oferecem uma recepção constante de alta qualidade. Com 9,1 polegadas, os monitores independentes podem ser comandados através de um controlador iDrive, localizado no apoio de braços central, e oferece possibilidade de ligar outros aparelhos como por exemplo um computador portátil. Os passageiros que viajam no banco traseiro têm também acesso à navegação e a outras funções iDrive durante a viagem com o sistema multimídia Professional para os bancos traseiros.

BMW série 7 active hybrid 2013

Sistema de navegação:

Com o sistema de navegação Professional você mais depressa e comodamente ao destino. O sistema dispõe de um monitor de 10,2 polegadas de alta resolução, proporcionando mais detalhes e uma melhor visão geral, por exemplo através da apresentação de mapas em todo o display. Na apresentação tridimensional de mapas de estrada, as atrações turísticas em representação fotorrealista ajudam o condutor a orientar-se melhor.

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

Preparação para dispositivos móveis com ligação Bluetooth:

A ligação Bluetooth permite conectar dispositivos móveis com tecnologia Bluetooth com o BMW ActiveHybrid 7 L, sendo o comando feito através dos pontos de inserção, que podem variar em função dos equipamentos: kit hands free, volante multifunções, iDrive ou comando por voz. O seu concessionário autorizado BMW poderá informar quais os modelos de dispositivos móveis e versões de software são compatíveis com a ligação Bluetooth.

BMW série 7 active hybrid 2013

Mapas digitais:

A rede de estradas está sempre a ser alterada, mas os mapas digitais dos sistemas de navegação BMW acompanham de perto a evolução. Todas as informações são actualizadas duas vezes por ano e as actualizações podem ser memorizadas directamente no disco rígido, de série. Além das informações actualizadas sobre a rede viária e mapas de estrada, o condutor pode obter preciosas informações sobre rotas alternativas, sobre pontos de interesse turístico, restaurantes e hotéis.

Mais fotos do Activehybrid 7:

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

BMW série 7 active hybrid 2013

1 Comentários

  1. compra-se este carro com 2 anos de uso por pouco mais de 100.000 reais na alemanha, que absurdo de precos no brasil

    ResponderExcluir

Postar um comentário