O nome Corolla é o mais bem sucedido na história da indústria automotiva. Após 47 anos de existência, mais de 40 milhões de unidades foram vendidas em todo o mundo. Agora temos a décima primeira geração no Brasil, com preços que começam em R$ 66.570 reais.

Novo Corolla Gli 1.8 Automático 2015

No Brasil o Corolla é um modelo de sucesso, sendo o carro mais vendido no segmento que exclui carros compactos e hatchbacks. É conhecido pela sua confiabilidade, baixo custo de manutenção e bom valor de revenda.

Novo Corolla Gli 1.8 Automático 2015

Esta nova geração do Corolla foi proposto para adicionar uma dose de o que faltava até agora: mais emoção de dirigir e gerar atração entre um público mais jovem .

Novo Corolla Gli 1.8 Automático 2015

O design é uma das inovações mais importantes do novo Corolla. A plataforma é a mesma que a geração anterior, embora a distância entre eixos tenha crescido 10 centímetros , mas há um salto estético notável .

Novo Corolla Gli 1.8 Automático 2015

Para o mercado latino-americano reservou-se o Corolla vendido aos europeus, sendo a esportiva dos EUA descartada. É possível que o modelo vendido nos Estados Unidos no futuro venha a inspirar uma versão XRS com espírito mais dinâmico.

Novo Corolla Gli 1.8 Automático 2015

Por enquanto, o sorriso em forma de grade cromada e os faróis estilizados colocam em mente mais um Camry, ou alguns modelos da Honda, que o Corolla clássico.

Novo Corolla Gli 1.8 Automático 2015

O comprimento total aumentou três centímetros e a altura do teto foi reduzido em cinco centímetros. Ele parece melhor apoiado no chão. E as fotos não se deixe enganar: o Corolla tem uma distância ao solo superior em relação aos vendido na Europa.

Novo Corolla Gli 1.8 Automático 2015

A traseira também parece moderna e original. Claro que há carros com desenho mais ousado, mas tenha em mente que falamos do Corolla, um carro que foi historicamente conservador. Portanto, a nova surpresa estética é bem vinda. E, além disso , é eficiente. O coeficiente de arrasto é 0,274 Cx.

Interior

Na cabine há também mudanças importantes. No entanto, não espere que as linhas de risco e materiais sofisticados. Como bom carro de filosofia japonesa, a simplicidade e a praticidade reina na cabine. O painel de instrumentos lembra o do novo Rav4 .

Novo Corolla Gli 1.8 Automático 2015

O modelo apresentado nas fotos é um GLi 1.8 Automático, sendo a versão de entrada, com volante multifuncional, ajustável em altura e profundidade. O estofamento é em tecido em cores claras.

Novo Corolla Gli 1.8 Automático 2015

A qualidade do acabamento é correta, mas não refinada. Todos os componentes são projetados para serem práticos, acessíveis e de longa durabilidade.

Novo Corolla Gli 1.8 Automático 2015

O equipamento Gli está completo com ar condicionado e sistema de áudio com quatro alto-falantes CD/MP3/USB/Aux .

Novo Corolla Gli 1.8 Automático 2015

É claro que as versões topo de gama tem estofamento de couro, controle de temperatura e uma tela táctil de 6.1 polegadas com DVD player, GPS e câmera de segurança .

Novo Corolla Gli 1.8 Automático 2015 - interior

O espaço gerado pelo aumento da distância entre eixos era tudo que faltava aos ocupantes dos bancos traseiros. Agora, há quase 9 centímetros extras de espaço para os joelhos. E pode acomodar três adultos. Capacidade do porta-malas manteve-se inalterada , com 470 litros.

Novo Corolla Gli 1.8 Automático 2015 - interior

Segurança

A Toyota afirma que trabalhou especialmente na resistência ao impacto, com elementos-chave em aço de alta resistência. No entanto, os itens de segurança têm algumas lacunas importantes.

Novo Corolla Gli 1.8 Automático 2015 - interior

Ele vem de série com ABS e cinco airbags (dois dianteiros, dois laterais e de joelho de motorista) . A versão Altis acrescenta airbags de cortina (para um total de sete bolsas), mas não há nenhuma possibilidade de fornecer sistema de Controle de Estabilidade. As versões Altis deverão contar com o ESP futuramente.

Segundo a Toyota, o ESP - Controle Eletrônico de Estabilidade - não é necessário no Corolla, visto que o carro conta com grande estabilidade. Além disso, há estudos de mercado que mostram que os consumidores não demandam este dispositivo.

Motor e transmissão

O motor permanece o mesmo do Corolla anterior: quatro cilindros a gasolina, 1.798 cc , 16 válvulas, injeção multiponto e Dual VVT- i ( comando de válvulas variável ). Desenvolve 140 cavalos de potência a 6.400 rpm e 173 Nm de torque a 4.000 rpm.

Novo Toyota Corolla Altis 2015

Os modelos mais caros (como o Altis da foto acima) contam com uma unidade Flex 2.0 com 158 cavalos de potência. A caixa de velocidades manual de seis velocidades permanece, mas a grande novidade está na transmissão automática. Ele eliminou a quatro velocidades AT veterana e juntou-se ao novo CVT de sete velocidades, conhecida como na Rav4.

Novo Toyota Corolla Altis 2015

Os engenheiros japoneses sabem que o Corolla tem uma reputação de carro silencioso e conservador. E eles decidiram dar um pouco mais de emoção para a décima primeira geração. Não espere que um carro esportivo , mas a direção é agora um pouco mais direta. E as suspensões foram trabalhados para diminuir a inclinação da carroceria em curva.


O câmbio CVT tem uma opção "Sport", que faz com que o motor funciona a uma rotação mais elevada. Mas o objetivo principal da nova caixa é a economia e conforto. Toyota garante que, com respeito a veterana AT4, consumo caiu quase 9 % .

Consumo

O novo Corolla teve seu consumo aferido pelo INMETRO, e os resultados das versões 1.8 e 2.0, com etanol e gasolina são os seguintes.

Motor
Transmissão
Gasolina (km/l)
Etanol (km/l)
Cidade
Estrada
Cidade
Estrada
2.0
Multi-Drive (Automático)
10.6
12.6
7.2
8.7
1.8
Multi-Drive (Automático)
11.4
13.2
7.8
9.2
1.8
MT (Manual)
10.7
13.2
7.4
9.1


Conclusão

Após 47 anos de história, o que se pode dizer é que o Corolla é um carro honesto e transparente. Ambas as suas virtudes e seus defeitos são detectados rapidamente e sem margem para dúvidas.

Novo Corolla Gli 1.8 Automático 2015

O novo projeto vai surpreender os usuários do modelo tradicional. E é muito provavelmente vai atrair novos clientes para a marca, sobretudo por ter versões com preço atrativo, como esta GLi 1.8 Automática, de R$ 69.990 reais.

Novo Corolla Gli 1.8 Automático 2015

Os aspectos negativos também são claros: é incompreensível que em qualquer versão o controle de estabilidade não é oferecido. Este é um dispositivo de segurança vital que até mesmo a própria ONU recomenda como padrão em equipamentos em todos os carros do mundo, por seu
papel comprovado em salvar vidas.



Nós acreditamos que o consumidor tradicional do Corolla vai comprar sem hesitação para esta nova geração. E é muito provável que os novos atributos de design mais esportivo e de comportamento dinâmico tragam novos adeptos para a marca.

5 Comentários

  1. CLARO QUE FALTOU ALGUNS ITENS ,MAS O QUE EU QUERO MESMO E QUE NA TROCA POR OUTRO , SEJA VALORIZADO E ISSO A TOYOTA TEM....VOU TENTAR MEU PRIMEIRO TOYOTA

    ResponderExcluir
  2. Corolla seja qual for a versao, é um otimo carro!!!

    ResponderExcluir
  3. Algume poderia informar o real consumo do corolla GLI automatico 2015 com gasolina estrada e cidade ?

    ResponderExcluir
  4. É lamentável que um carro tão caro como o corolla não ser banco de couro em todas as versões, acho deverá ser repensado esse quesito. Li sobre outros carro da mesma categoria que não deixam a deseja todos são banco de couro, veja o novo sentra da nissan. É isso vamos melhor Toyota.

    ResponderExcluir
  5. Que liga pra painel multimídia? ou banco de couro? Tenho um Gli e é m p.... carro! O prazer de dirigir um Corolla é inigualável! Silencioso, manutenção quase zero ( só as de 10, 20 mil...), consumo baixo e hiper confortável. Não quero outro, só Toyota!

    ResponderExcluir

Postar um comentário