Desde o lançamento da sétima geração do Golf no Brasil, observa-se de forma recorrente considerações acerca da excessiva semelhança entre a frente do carro e do VW Gol - modelo de entrada da Volkswagen do Brasil.

carro Golf 2014 Volkswagen

Esse aspecto, que deriva da adoção de um conceito de identidade visual da marca em seus carros, é apontado com um fator que pode desestimular potenciais compradores do Golf, já que o hatch médio chega a custar três vezes mais caro que o Gol, mas com o visual muito semelhante.

carro Golf 2014 Volkswagen

Para dirimir a dúvida se efetivamente o novo Golf é parecido com o Gol G6, obtivemos imagens dos dois carros lado à lado, onde podemos notar as diferenças e semelhanças entre os dois carros.

carro Golf 2014 Volkswagen

Como se pode observar, de fato, a frente do Golf e do Gol guardam uma semelhança, o que é previsível, já que é exatamente esta a intenção da marca ao estabelecer uma identidade visual, que permite que qualquer carro da empresa seja reconhecido como tal.

carro Golf 2014 Volkswagen

Apesar disso, a diferenciação do Golf em relação ao Gol G6 é bastante eloquente, com o hatch médio apresentando faróis mais largos e relativamente mais finos. Além disso, o Golf tem um porte maior, mais largo, o que por si só já garante a identidade do carro.

carro Golf 2014 Volkswagen

Na traseira e na lateral, porém, as diferenças ficam ainda mais explícitas, com o Golf adotando referencias de estilo diversos: enquanto o Golf se inspira nos modelos da Audi, o Golf G6 bebe na mesma fonte do Polo vendido na Europa.

Novo Golf 2014 x Novo Gol G6 2014 - traseira

Ainda com relação ao Golf, a sua tradicional coluna "C" larga, e o desenho da porção traseira que lembra um taco de Golf, caracterizam de forma inequívoca o modelo, diferenciando-o em meio aos demais carros.

carro Golf 2014 Volkswagen

Conclusão

carro Golf 2014 Volkswagen

O Novo Golf VII guarda uma certa similaridade estética dianteira em relação aos demais modelos da Volkswagen vendidos no Brasil, entretanto as formas, dimensões e proporções, além de detalhes estéticos, garantem a personalidade do modelo, que dificilmente é confundido com carros mais baratos da empresa.

3 Comentários

  1. personalidade?...afh!..diferente se só na lanterna e no tamanho....( não estou falando internamente)

    ResponderExcluir
  2. Novo Golf... Eu só compraria pq tem o motor tsi 1.4 turbo, da audi, ganhador de prêmios, e do cambio DSG, também um dos melhores do mundo e da audi, apesar do barulho. O resto, nem ligo muito... Agora, que é triste um carro 3x mais caro ter a mesma cara é...

    ResponderExcluir
  3. Estou decepcionado , nos modelos anteriores o golf se destacava dos demais da VW agora na nova geração esta a cada de um golzinho ai a VW deu brecha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário